Qlik estará adicionando a integração R e Python às suas ferramentas de análise de dados, continuando uma tendência de BI que usa linguagens de script para expandir o poder das plataformas de arrastar e soltar.
Embora a Qlik já suporte algumas funções estatísticas, é difícil para qualquer plataforma projetada para facilidade de uso combinar o poder da R e seus 9.000 pacotes + ou Python com Pandas e SciPy. No entanto, à medida que a ciência dos dados tornou-se cada vez mais importante em muitas organizações, há mais usuários avançados que compartilham software com usuários finais de negócios. "Nós construímos isso porque as pessoas pediram", disse o diretor Anthony Deighton em uma entrevista.
Com a versão versão 3.1, o motor Qlik poderá passar dados dentro e fora de R e Python, incluindo o contexto de análise sobre um conjunto de dados. Por exemplo, um usuário pode chamar R para fazer um modelo de regressão ou previsão em receitas por país e, em seguida, interativamente decidir re-executar o modelo, excluindo alguns pontos de dados enquanto visualiza um visual no Qlik. "Você não está fazendo uma exportação e depois trazê-la para o Qlik", disse Deighton. R é tratado como um cidadão de primeira classe na experiência de análise de dados", levando a cenários mais acessíveis e interativos do que-se.
A funcionalidade R e Python estará disponível para o software de desktop e servidor da Qlik, tanto Qlik Sense quanto QlikView, embora não seja imediatamente para o serviço da nuvem.
Fonte: http://www.computerworld.com/article/3118350/business-intelligence/qlik-to-add-r-python-support.html